sua web rádio 

Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece

Intercessão do Espirito Santo com gemidos inexprimíveis. O que é isso?

24 NOV 2017
24 de Novembro de 2017

Você Pergunta: Ontem, lendo Romanos 8:26 fiquei bem curioso quando li que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. O que isso quer dizer na prática? O Espírito Santo ora por nós a Deus? Como isso funciona? Poderia me explicar isso de uma forma que eu consiga entender? Não sou ainda muito bom de interpretação da Bíblia.

Caro leitor, esse é um dos textos mais maravilhosos da palavra de Deus, pois nos mostra de uma forma profunda como Deus, mesmo sendo Todo Poderoso, tão grandioso, habita em nós e se importa com Seus servos. Vejamos o texto:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

O que significa interceder com gemidos inexprimíveis?

(1) A primeira coisa a entendermos é que o texto expõe a nossa condição humana, ou seja, o texto mostra o quanto somos fracos. Essa fraqueza humana está no fato de sermos pecadores e de termos conhecimento bastante limitado das coisas. Essa nossa condição nos leva a não sabermos exatamente como orar, como pedir as coisas certas e edificantes a Deus. Não sabemos o que pedir segundo a verdade, a justiça e a perfeita vontade de Deus. Nós sabemos sim pedir, mas quase sempre baseados em nossas próprias visões e vontades, o que na maioria das vezes não reflete o que Deus deseja para nós. Tiago expressou muito bem isso quando disse: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3).

(2) Mesmo quando temos boa vontade em orar segundo a vontade de Deus, temos a dificuldade de sermos limitados em nosso conhecimento. O que pedir a Deus? Como pedir ao Senhor? Qual que o que pedi seria da vontade de Deus? Até fazemos os nossos pedidos, porém, nem sempre eles estão de acordo com o que Deus deseja para nossa vida e para a vida de quem pedimos. Toda essa confusão humana é resolvida exatamente com essa ação do Espírito Santo dentro do nosso coração, nos levando a ver mais claramente as coisas de Deus.Leia tamb

(3) Observamos no texto que o Espírito Santo “nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém”. Isso significa que o Espírito Santo nos conhece de forma profunda. Ele olha dentro de nós, ele nos vê, ele conhece cada pensamento, cada necessidade nossa e também conhece a vontade de Deus para nós. Nem sempre conseguimos dizer palavras a Deus que realmente sejam o que precisamos ou que reflitam exatamente o que sentimos em nosso coração. O Espírito Santo que habita em nós sabe exatamente compreender em toda a sua profundidade as nossas fraquezas e necessidades combinadas com as fraquezas e necessidades de outras pessoas. Ele sabe exatamente o que precisamos. Não o que queremos, mas o que precisamos de verdade para termos uma vida que agrada a Deus.

Leia também: Jesus e o Espírito Santo são Deus?

(4) Conscientes dessa nossa realidade, o Espírito Santo “intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Esses gemidos inexprimíveis são as coisas que não cabem em palavras, não podem ser explicadas e expressadas racionalmente e humanamente, pois são coisas mais profundas que a linguagem. O Espírito Santo realiza tal obra ao nosso favor, que não só age em nosso favor diante de Deus intercedendo por nós, como também age em nós de maneira que tenhamos discernimento cada vez maior em saber como agradar a Deus em nossas orações e em nossa caminhada diária.

(5) Dessa forma, essa é uma das grandes boas notícias da Bíblia! Não estamos sozinhos. O Deus Conosco está verdadeiramente conosco de uma forma tão íntima e intensa que, mesmo no mais íntimo do nosso ser, aquele lugar em que ninguém entra, que ninguém sabe o que se passa, lá o Espírito Santo está, nos moldando, nos ajudando a sermos conforme o desejo de Deus, intercedendo em nosso favor com gemidos inexprimíveis. Esse é o Deus que servimos!

Voltar

© 2017 Fernando Lopes registro SRTE 19588/RJ. Todos os direitos reservados.