sua web rádio 

Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece

Onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha?

31 JUL 2017
31 de Julho de 2017

Você Pergunta: Tem uma questão no livro de Daniel que me deixa muito intrigado, que é onde estava Daniel quando Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram jogados na fornalha ardente? A ordem do rei Nabucodonosor era que todos adorassem a imagem de ouro que ele fez. Daniel teria adorado essa imagem e por isso não foi jogado na fornalha ardente? Pode me ajudar a entender essa que stão?

Caro leitor, algumas questões na Bíblia não são claras o suficiente para termos conclusões precisas. Mas é possível analisar os contextos e tirarmos conclusões possíveis, por exemplo, sobre esse caso de onde estava Daniel. Vejamos:

Onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha?

(1) A primeira coisa que fica claro no texto bíblico é que não existe uma menção clara sobre onde estava Daniel nessa ocasião da fornalha ardente. A Bíblia sequer menciona seu nome nesse incidente. Por isso, precisaremos aprofundar a interpretação sobre alguns elementos do texto para entendermos melhor essa questão e chegarmos a uma interpretação razoável.

(2) A Bíblia narra que Daniel, após revelar e interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, é honrado com um dos mais altos cargos da Babilônia: “Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia” (Daniel 2:48). A partir daquele momento, Daniel passa a fazer parte da lista dos homens mais poderosos e importantes da Babilônia.

(3) Esse fato pode nos ajudar a entender onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha ardente. Podemos levantar pelo menos duas possibilidades sobre esse caso:

a) Daniel não estava presente na cerimônia?

Essa é uma possibilidade muito forte, pois, sendo governador, Daniel tinha entre suas funções a função de ser representante, por exemplo, do rei em questões fora da província. Além disso, o governador podia também ter a função de embaixador e, por isso, fazer viagens para cuidar dos interesses da província da Babilônia era algo comum. Essa é a possibilidade mais forte em minha opinião, pois a narrativa de Daniel nos revela muito claramente que Daniel não se dobrava diante de ordens que fossem contra sua fé (Veja, por exemplo, em Daniel 6, onde temos a narrativa de Daniel sendo jogado na cova dos leões, por desobedecer uma lei). No entanto, contra essa interpretação pesa o fato de ter havido uma convocação do rei Nabucodonosor aos governadores para estarem na cerimônia (Daniel 3:2). Por que Daniel não estaria presente? O rei o isentou de participar por algum motivo especial? Ele não conseguiu chegar a tempo para a cerimônia? Houve algum imprevisto? São questões que podemos levantar sobre o fato.

b) Daniel estava presente, mas sua alta posição no governo o isentou de cumprir essa lei?

Essa também pode ser uma possibilidade, já que os governantes do passado eram tratados de forma especial e diferenciada. Talvez Daniel tenha sido isentado devido à alta posição de seu cargo. Mas o texto não nos diz isso claramente. O texto não nos mostra claramente se todos esses governantes (que foram convocados) tiveram de se prostrar diante da imagem ou se eles apenas vieram prestigiar o evento e só o povo deveria se prostrar: “Portanto, quando todos os povos ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda sorte de música, se prostraram os povos, nações e homens de todas as línguas e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado” (Daniel 3:7)

(4) Assim concluo que, diante dos fatos, não podemos crer que Daniel tenha se dobrado e adorado a imagem de ouro. O fato disso não ser mencionado e o fato do livro mostrar Daniel como alguém que não se dobrava diante de questões que iam contra sua fé, dá a Daniel o benefício de crermos que ele não fez isso. Dessa forma, as duas hipóteses acima são as mais possíveis para explicar onde estava Daniel no ocorrido da fornalha ardente.

Voltar

© 2017 Fernando Lopes registro SRTE 19588/RJ. Todos os direitos reservados.