sua web rádio 

Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece

Devocionais #15 – 4 segredos bíblicos para enfrentar as crises e sair vitorioso 

13 JUN 2017
13 de Junho de 2017

Você quer ser vitorioso? Todos nós queremos, não é verdade? Mas todos nós sabemos que sem luta não há vitória e que, na maioria das vezes, entre o nosso desejo de vencer e a nossa vitória existe um caminho onde enfrentaremos muitas e muitas crises de todos os tamanhos e tipos. Muitos ficam pelo caminho, ficam só no desejo, desistem, ou ficam tão impactados com as crises que não conseguem chegar até o final do caminho vitoriosos. Mas, felizmente, Deus nos traz em Sua palavra segredos revelados a quem quiser conhecê-los, de como enfrentarmos e vencermos qualquer crise que se coloque em nosso caminho.

Segredo 1 – Creia que Deus é o seu refúgio e fortaleza

No Salmos  46 verso 1 o salmista nos revela que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza…”. Essas duas palavras do texto, “refúgio e fortaleza”, nos passam uma mensagem muito poderosa de Deus. Ser refúgio é ser nossa proteção; ser fortaleza é ter poder para ser nossa proteção. Imagine você se proteger de uma tempestade em uma casa frágil de papelão. Dificilmente conseguiria se proteger. Agora se você se abrigar de uma tempestade em uma casa construída sobre fortes alicerces, ai sim estará protegido. Deus deixa claro que Ele está ao nosso lado no caminho que estamos trilhando, nos guiando e fornecendo a nós tudo que é necessário para andarmos nesse caminho e chegarmos até o fim, cumprindo a vontade Dele e sendo, dessa forma, vitoriosos, independentemente do tipo de tribulação que passemos nesse caminho. Ele é o nosso alicerce poderoso.

Segredo 2 – Creia que Deus é o seu socorro PRESENTE

Somos seres humanos, sujeitos a todo tipo de fraqueza. Enquanto estamos trilhando os caminhos de Deus e buscando a nossa vitória a cada dia, sabemos que poderemos ser impactados com as dificuldades do caminho e as nossas fraquezas podem aparecer para nos atrapalhar. Deus sabe disso, por isso, nos diz que Ele é “socorro bem presente nas tribulações.” (Sl 46:1). Minha filhinha está aprendendo a andar. Às vezes paro na frente dela, sento-me no chão a uma certa distância e estendo os braços, chamando-a para andar em minha direção. Algumas vezes ela vem com toda ousadia aos meus braços, em outras, parece ficar preocupada, com medo, com dúvidas e ameaça cair… e é nesse momento que eu estou ali por perto para socorrê-la da melhor forma possível. Estou presente na dificuldade dela. Assim é Deus para conosco!

Segredo 3 – Creia e não deixe o medo te dominar

O medo pode ter vários poderes sobre a nossa vida. Mas o mais terrível poder é quando o medo nos faz desistir, nos faz perder de vista quem é Aquele que está conosco, o nosso refúgio e fortaleza. Quando o medo nos domina e nos faz focar os olhos em situações difíceis para nos desanimar, ele exerce esse poder sobre nós e nos derrota. O salmista deixa claro sua posição, nos revelando mais um segredo daqueles que enfrentam e vencem as suas crises: “Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares…” (Sl 46:2). Por mais difícil e desesperadora que possa ser uma situação, o salmista é otimista e não permite que o medo o domine e o paralise. No lugar do medo ele cultiva a fé e descansa debaixo do poder de Deus e da proteção Dele.

Segredo 4 – Creia que Deus é soberano sobre tudo e descanse

Nós gostamos de ter o controle absoluto sobre tudo. Ah, se pudéssemos controlar tudo que acontece conosco, toda nossa vida, os resultados! Mas logo descobrimos que isso não é possível, pois somos limitados. Por causa disso muitas pessoas desenvolvem graves problemas psicológicos por causa do estresse, da ansiedade e de um desgaste tremendo por causa das preocupações. Na nossa caminhada até a vitória não podemos nos esquecer da soberania de Deus. Ele é o dono do caminho, Ele quem nos guia, Ele é quem nos protege, quem nos socorre quando necessário. O salmista pensando em tudo isso nos mostra o que Deus deseja de nós: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” (Sl 46:10). Podemos aquietar o nosso coração e descansar na certeza, no “saber” que temos a respeito do Deus a quem servimos.

Voltar

© 2017 Fernando Lopes registro SRTE 19588/RJ. Todos os direitos reservados.