sua web rádio 

Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece

O que é o terceiro céu mencionado na Bíblia? Existe mais de um céu?

08 JUN 2017
08 de Junho de 2017

O que é o terceiro céu mencionado na Bíblia?

(1) A menção do terceiro céu está neste texto: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)” (2 Coríntios 12:2). Paulo está explicando sobre uma experiência que ele teve muito tempo atrás, onde esteve em um lugar especial e recebeu ali revelações grandiosas de Deus (2 Coríntios 12:4).

(2) O próprio apóstolo Paulo define esse terceiro céu onde ele esteve como sendo o paraíso: “foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (2 Coríntios 12:4). Ou seja, esse lugar em que Paulo esteve é o que a Bíblia chama de paraíso e também em algumas ocasiões ela o chama de o lugar onde Deus habita: “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles” (Salmos 2:4). Com isso já temos claro que terceiro céu é uma referência ao lugar da habitação de Deus, ao paraíso. Porém, se Paulo usa a expressão terceiro céu, isso seria uma indicação que existem outros céus?

Onde fica o primeiro céu?

(3) Quando Paulo nomeia o paraíso de Deus como terceiro céu ele parece estar fazendo uma separação didática que era bem conhecida em sua época. Sendo assim, o primeiro céu seria aquele que é o mais próximo de nós, de nossa vista, aquele onde podemos ver os pássaros voando e as nuvens, além de outros fenômenos meteorológicos, daí ser ele o primeiro nível. “Disse também Deus: Ajuntem-se as águasdebaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez” (Gênesis 1:9).

Onde fica o segundo céu?

(4) Já o segundo céu seria uma referência ao segundo nível dos céus, ou seja, aquele onde ficam as estrelas, as constelações e os luzeiros, que conhecemos mais popularmente por espaço sideral. “Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos” (Gênesis 1:14). Esses luzeiros, apesar de podermos vê-los (alguns), estão a um nível extremamente distante aqui da terra, daí poderem ser classificados como segundo céu.

Onde fica o terceiro céu?

(5) O terceiro céu aponta para uma realidade espiritual e não física. É o nível que não pode ser visto pelo olho humano, onde a Bíblia aponta que Deus tem o Seu trono: “O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens” (Salmos 11:4). Ele é a realidade espiritual, ainda bem obscura para nós humanos, mas que foi descrita na Bíblia por diversas vezes como um lugar existente e habitado não só por Deus, mas também por criaturas celestiais.

Voltar

© 2017 Fernando Lopes registro SRTE 19588/RJ. Todos os direitos reservados.